quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Cancao Indigena - Mborai Marae

Para dar início as postagens do blog gostaria de compartilhar uma música que achei muito bonita, encontrei-a quando estava a pesquisar sobre músicas indigenas para postar no blog. Uma das pessoas que comentou o vídeo no Youtube onde o vídeo está hospedado disse o seguinte: 

"É uma música guarani mbya. Tangará mirim, um pequeno pássaro da Mata Atlântica, sagrado para os guarani. A letra fala mais ou menos assim:
Pequeno Tangará
Pequeno Tangará
Quando o Sol se levanta
Canta e dança
Reverencia nosso Primeiro Pai
Nosso Primeiro Pai
Nosso Primeiro Pai"


Comentado por: Mauricio Fonseca









CURIOSIDADES 

"Durante os meses de janeiro e fevereiro de 2010, dezessete estudantes da Universidade Federal da Bahia, percorreram nove países da América do Sul (Paraguai, Uruguai, Argentina, Chile, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela) no que foi denominada Caravana da Integração, uma realização da Iniciativa UFBA Latina (INULAT).

A Caravana da Integração apresentou três eixos principais: (a) formar e informar os estudantes no tema da integração regional da América Latina; (b) gerar produtos, como documentários,  book fotográfico, seminários e livros e (c) expandir os contatos internacionais da UFBA e do estado da Bahia com lideranças da sociedade civil, movimentos sociais, universidades e instituições na América do Sul. O documentário  Tempo da Travessia  (2012) é o  mais novo resultado desta importante iniciativa. Além de abordar as diferentes realidades dos diversos povos da América do Sul - registrando cada instante, desde o deslumbre com as belezas naturais do continente até os momentos de tensão e expectativa  -,  antes mesmo de seu lançamento oficial, já apresenta uma significativa contribuição no que tange aos direitos e reconhecimento dos povos indígenas: a utilização de uma música em guarani para a composição da trilha sonora.

O diretor do documentário, Carlos Vin Lopes, teve acesso às canções em guarani graças ao trabalho do professor doutor Jaci Rocha Gonçalves da UFSC que coordena o projeto Revitalizando Culturas através do qual foi gravado o CD Tery-Maraey, de 2002, do coral Mbyá-guarani Kuaray ouá. A produção do CD teve o apoio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC). A canção Mborai Marae foi, então, utilizada na trilha sonora do documentário, mas não havia direitos registrados de uso da obra. Neste sentido, foi necessário registrar a canção junto à Biblioteca Nacional, sendo o primeiro registro de uma produção musical em guarani no Brasil. A composição é de Inácio da Silva, um jovem Karaí Guarani que vive na aldeia Marangatu, no município de Imaruí (SC). O feito apresenta relevante significado histórico, uma vez que guarda oficialmente o registro de criações indígenas e reconhece a existência linguística e étnico-cultural do guarani na sociedade brasileira contemporânea.

O documentário está inscrito em diversos festivais nacionais e internacionais, e o trailer, com a música em destaque, pode ser visto no portal www.tempodatravessia.com.br."¹

¹ Registro da música Mborai Marae na Biblioteca Nacional

2 comentários:

  1. achei ótimo o seu blogger,se quiser fzr amizade comigo com muito carinho irei contar história sobre cultura guaraní add: tatorojas@hotmail.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ola, por gentileza alguém tem para fornecer a letra Mborai Marae no idioma indigena?
    sinclair.lunelli@gmail.com

    ResponderExcluir